terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A Vida de Pi...(ngas) no meu rosto!


Ontem foi dia de ir ao cinema. Com a sala quase vazia o filme escolhido foi "A vida de Pi". Já andava com bichinhos carpinteiros para ir ver este filme pois já tinha ouvido alguns comentários e para mim "Pi" é uma abreviatura de "Pila" por isso, tinha tudo para ser fantástico (eu não sou tarado sexual). Mas não, Pi é de Piscine Molitor Patel nome da personagem principal que é interpretada por vários atores ao longo de toda a história.

Em jeito de "resume", o filme retrata a história de Pi Patel. Este, tem uma visão peculiar do mundo, alimentando a sua curiosidade com tudo o que se relacione com hinduísmo, budismo e cristianismo, assimilando e tendo a mesma fé nas três religiões. Para além disso tem um grande conhecimento sobre animais ou não fosse o seu pai o administrador de um jardim zoológico na Índia. A sua família ao tomar a decisão de viajar para o Canadá com os animais, embarcam num navio que acaba por se afundar, ficando Pi com uma hiena, uma zebra de perna partida, um orangotango e um tigre Bengala como companhia. Começa assim a aventura de 227 dias de sobrevivência no mar...

Após terminar de ver o filme, ficamos com a noção que o filme tem alma, como já é habitual em Ang Lee. Senti que o filme tem muito mais a partilhar com o espetador do que inicialmente pode parecer, ao proporcionar momentos verdadeiramente arrebatadores. Tudo foi pensado ao pequeno detalhe evidenciando um trabalho meticuloso e brilhante. A história é boa e foi muito bem contada. Parabéns.

Agora a melhor parte. Em duas horas de filme, meia hora tirei para chorar. Por momentos pensei que estava a reviver a tragédia do Titanic, o primeiro filme que me fez chorar e ficar muito zangado com os "senhores", porque o Jack nunca devia morrer (ainda eu era uma criança). A ligação não é totalmente estúpida porque ambas as história têm o "afundar do navio" e consequentemente uma história de amor. 

É verdade, fartei-me de chorar compulsivamente. Pior que uma criança. E desta vez também fiquei zangado com o agora famoso tigre Bengala. Ele tinha de olhar para trás... :(


"Realmente, Martel, qual é a história que você prefere?"


***

Não esquecer. Vota Croassãn de lisboa no concurso de blogues 2012 na categoria diários de bordo/íntimos aqui.

Um comentário:

  1. isso faz-me lembrar quando fui ver o pearl harbour com os meus pais. nao parava de chorar e os meus pais estavam super envergonhados. as vezes nao tem propriamente a ver com o filme, mas apenas alturas em que estamos mais sensiveis.

    ResponderExcluir